top of page
Nossa História

             

Advindo de outra Casa Espírita, um grupo de oitos pessoas, a pedido dos Espíritos Amigos reuniu-se em recinto reservado, três vezes por semana – terça-feira, quinta-feira e sábado – das 20:30h às 22:00h, durante dois anos. As reuniões tinham como objetivo estudar o Evangelho e receber orientações espirituais com incentivos no sentido da reforma interior, da perseverança, da disciplina e da caridade. Outras pessoas não tinham autorização para participar da referida reunião.

Após um ano e meio nesta sequência ininterrupta de encontros, os Irmãos do Plano Espiritual começaram a aconselhar que fosse arranjado um lugar maior, porque o trabalho precisava crescer. Houve admiração e espanto, porque o grupo não via para onde ir e jamais imaginou algo fora daquela sala. Logo depois, durante um Congresso Espírita, em Natal, Reinaldo Leite, médium de São Paulo, (in memoriam), conversando com o núcleo em referência, se voltou para Audimar e disse: - "Tem aqui um Espírito chamado Augusto Severo, que eu não conheço, mas está dizendo que você deixe de teimosia e arranje um lugar maior para fazer as reuniões, porque o trabalho necessita ser intensificado". Novo susto!

 

Um companheiro tinha uma pequena casa em Morro Branco ofereceu-a e, então as reuniões passaram a ser efetuadas lá. Neste período, foi recebido o nome pelo qual o grupo deveria ser conhecido. Assim, o GRUPO ESPÍRITA "GARIMPEIROS DA LUZ", tendo a proteção da veneranda Auta de Souza foi fundado no dia 25 de agosto de 1995, pelo mesmo agrupamento do início: Délia Maria Fernandes (in memorian), Sidney Barros, Ivanice Barros, Luciano Bezerra de Mello, Auridete Bezerra de Mello, Silvio Dantas, José Audimar Fernandes e Maria Irandy Costa Fernandes.

Conforme disseram os irmãos da Espiritualidade, outros confrades foram chegando para fortalecer as atividades que estão na planilha de trabalho deste grupo, cujo compromisso foi assumido, ainda no Mundo Espiritual. Em pouco tempo, por necessidade de espaço para receber a todos que chegavam, a casa foi começando a ser reformada e após cinco modificações, como a estrutura existente não suportava mais outra mudança, o proprietário do terreno autorizou a construção de um prédio novo.

Como iniciar uma obra com apenas R$300,00 (trezentos reais) em caixa? Em reunião mediúnica houve a indagação sobre o que ia ser feito. Foi mostrada a planta elaborada e o relato das dificuldades financeiras que Eles, certamente, já conheciam. De repente, em cada uma das cadeiras sentou-se um Espírito, então o irmão Augusto disse: - "Todos estes aí, vão ajudá-los".

 

Na mesma semana um garimpeiro ganhou uma poupança premiada do Banco do Brasil e ao recebê-la disse para a sua esposa: - "Este dinheiro não é nosso, pertence ao Grupo Garimpeiros". Com esta doação adquiriu-se a estruturação de cimento e daí em diante as colaborações não pararam de chegar. Houve contribuição de toda ordem, algumas até de pessoas desconhecidas. Em quatro meses a nova casa estava terminada, sem que restasse nenhuma pendência financeira.

Enquanto a construção se efetivava, as tarefas inerentes ao grupo continuaram na própria casinha branca de portas azuis. Somente durante duas semanas os trabalhos foram suspensos, porque chegou o momento de sua demolição. Circunstância que causou lamentação e saudade, porém ela continua lá como esteio, pois toda a sua

estrutura de alvenaria foi transformada em contra piso.

Hoje o Grupo "Garimpeiros da Luz" conta com cerca de cinquenta tarefeiros distribuídos em suas diversas  áreas, além de vários colaboradores.

bottom of page